Deputado petista apresenta emenda para impedir corte de recursos no Bolsa Família

Publicado em | Categorias: Imagem do Dia | Tags: , , .

O líder do governo na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), apresentou, nesta terça-feira (1), emenda ao relatório preliminar da Lei Orçamentária Anual (LOA) para assegurar que nenhum corte de recursos seja feito no Programa Bolsa Família para o ano de 2016.

Além disso, o deputado assegurou que o governo não aceita a proposta do relator do Orçamento, deputado Ricardo Barros (PP-PR), que pretende retirar R$ 10 bilhões do programa.

“O Bolsa Família fica fora do ajuste fiscal. A manutenção dos recursos previstos para 2016 é essencial para a plena execução do Programa, direcionado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país”, assegurou Pimenta.

O corte representaria 35% do total previsto para o Bolsa Família no ano que vem, que é de R$ 28,8 bilhões.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que, caso o Bolsa Família fosse extinto, a pobreza passaria de 3,6% para 4,9% no país. Ainda segundo estudo do IPEA, cada real gasto com o Bolsa Família impacta a desigualdade 370% mais que a Previdência Social e faz a economia girar 240% mais do que cada real aplicado com a Previdência Social.

Atualmente, cerca de 14 milhões de famílias brasileiras são atendidas pelo Bolsa Família. Diagnóstico de especialistas mostra que, na relação PIB, o Brasil ainda investe menos em programas sociais do que Estados Unidos e países europeus, evidenciando a necessidade de que o Bolsa Família não deve sofrer com corte de recursos.

Da Redação da Agência PT de Notícias


Categorias: Imagem do Dia



Criado por Prumos.com