Impeachment de Dilma é “um ataque moral à democracia”, diz Lula na Espanha

Publicado em | Categorias: Imagem do Dia | Tags: , , .

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (11), do debate “El desafio de los emergentes” promovido pelo jornal espanhol El País, com o ex-presidente do governo espanhol Felipe González. Os dois ex-chefes de estado comentaram a situação política no Brasil.  Sobre a relação entre crises políticas e econômicas, González apontou que “se as decisões do governo são bloqueadas durante uma crise, ela dura mais”. Lula, por sua vez, criticou a tentativa do impeachment como uma reação “desesperada” do presidente da Câmara. “Não há base legal ou jurídica para o impeachment de Dilma. Trata-se de um ataque moral à democracia”. Lula lembrou que alguns articulistas apontam que tudo isso estaria sendo feito para evitar sua volta em 2018.

González defendeu que empresários espanhóis continuem investindo no Brasil e na América Latina, mesmo diante de um cenário momentâneo de retração econômica. “Os empresários espanhóis tem que aproveitar esse momento de dificuldade para ajudar e investir em Brasil e na América Latina. Porque as perspectivas a médio prazo são mais consistentes do que na velha Europa.” Lula reforçou que os empresários que investirem no Brasil em 2 anos irão agradecê-lo “O Brasil é um país com enorme vontade de se desenvolver.” González também apontou o risco do “governo de juízes” não só no Brasil. Para o espanhol “quando se judicializa a política, acaba por se politizar a justiça”.

Comentando o cenário internacional, Lula falou da Europa e elogiou a Angela Merkel, que está sofrendo ataques da direita e de seu próprio partido por ter a coragem de abrigar refugiados na Alemanha. Por fim, González comentou a importância da normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos.

Fonte: Instituto Lula


Categorias: Imagem do Dia



Criado por Prumos.com