Racismo e Machismo

Publicado em | Categorias: Imagem do Dia | Tags: , .

A revista Atrevida deste mês entrevistou a banda Fly Br para saber a opinião dos três integrantes sobre como uma mulher deve ser. As respostas contaram com fortes comentários racistas e machistas, passando desde o termo “cabelo ruim” até o constrangimento das meninas pelo uso de saias curtas. Essas revistas têm grande circulação entre as jovens. Consideramos uma irresponsabilidade da editora permitir a perpetuação desse tipo de preconceito, sabendo que suas publicações servem de referência para a construção da visão de mundo de muitas meninas. É lamentável que, ao abrir as revistas, as meninas negras não se sintam representadas. E, pior, se sintam inferiorizadas. É, também, muito triste que lá estejam falando sobre o comprimento das roupas femininas em tom moralista. Não nos esqueçamos jamais que o racismo e o machismo matam. A legitimação do preconceito que assassina jovens negr@s e mulheres, e levam pessoas ao suicídio por não se encaixarem nos padrões, passam rigorosamente pelas páginas dessas revistas. Repudiamos a disseminação do racismo, do machismo e de toda forma de preconceito por meio da grande mídia.