O que está procurando?

Em: Rio Grande do Sul

Santa Maria precisa da abertura imediata do Hospital Regional

Santa Maria precisa da abertura imediata do Hospital Regional

Por PAULO PIMENTA (*)

Idealizado em 2003, o Hospital Regional de Santa Maria foi alvo de muitas polêmicas, desde o local onde deveria ser construído, até, mais recentemente, como e por quem deveria ser administrado. Todos esses debates são importantes quando se refere a uma obra pública e um serviço público que será prestado. Afinal de contas, é do dinheiro do contribuinte que estamos tratando.

O mais importante disto tudo, é que hoje Santa Maria conta com um hospital de ponta completamente concluído. Podendo, segundo o projeto original, receber até 270 leitos. No último período, observamos ao redor do mundo, diferentes alternativas adotadas por governos de todas as matizes ideológicas para poder atender da maneira mais digna possível os pacientes infectados pelo novo Coronavírus que precisam de internação. Nos EUA vemos o governo federal colocando navios da Marinha à disposição dos estados e das cidades para aumentar o número de leitos, na Itália foram construídos hospitais de campanha em barracas, na Espanha instalações esportivas estão sendo equipadas e modificadas para receber pacientes, na China estão operando verdadeiros milagres da engenharia contemporânea e construindo hospitais gigantescos em dias. É nesse momento que precisamos olhar para Santa Maria e perceber o quão privilegiada é nossa cidade.

Não temos dúvidas de que os 270 leitos do Hospital Regional não serão capazes de resolver todo o problema de leitos enfrentado pela região central do estado, ainda mais quando o quadro da doença se agravar no Rio Grande do Sul por conta de nosso inverno rigoroso. No entanto, diferente de todos esses outros lugares no mundo, neste momento não precisamos improvisar nada, basta colocar em funcionamento o que já existe.

É hora de pensar exclusivamente na nossa comunidade, e deixar de lado qualquer tipo de disputa ou vaidade pessoal. Vamos unir todas as forças para tomar iniciativas que vislumbrem apenas suprir as necessidades da população, no sentido de amparar o povo neste momento em que a presença de todas as forças do estado é necessária. É chegada a hora de todos trabalharmos juntos, e usar todo o nosso conhecimento para atuarmos junto ao governo estadual e federal para que o Hospital regional seja aberto imediatamente.

É importante ressaltar que foi construído um acordo entre os Deputados Federais da Bancada Gaúcha, no qual ficou acertado que os R$ 100 mi ao qual a bancada tem direito para fazer indicações para os mais diversos projetos, foi todo direcionado para o governo estadual investir no combate à Pandemia de Coronavírus.

Com uma parcela desse recurso e mais incentivo do governo federal, temos certeza de que, com a estrutura do Hospital Regional, o suporte dos profissionais da saúde se Santa Maria, podemos transformar a cidade em um case mundial no tratamento do Coronavírus, mas para isso a união de toda a comunidade é cada vez mais necessária.

(*) Paulo Pimenta é Jornalista e Deputado Federal, presidente estadual do PT/RS 

0 Comentário 167 Visualizações

Pimenta

Pimenta é jornalista e técnico agrícola formado pela UFSM. É o deputado federal mais votado do PT/RS na Câmara Federal, pela terceira vez consecutiva.

Post relacionado

Deixe uma resposta